segunda-feira, 12 de setembro de 2011


A invasão do GPS


Com o avanço da tecnologia, instrumentos que anteriormente eram usados com fins militares estão cada vez mais presentes na sociedade moderna. O GPS cada vez mais está presente em quase todos os locais, é o que demonstra esse infográfico que se encontra no site oficial da SUPER:  http://super.abril.com.br/multimidia/info_516263.shtml 

domingo, 11 de setembro de 2011

O USO DA MAQUETE COMO RECURSO NA AULA DE GEOGRAFIA

A maquete no ensino de Geografia não deve ser um fim e sim um meio de ensino-aprendizagem dos conceitos e conteúdos geográficos dentro de uma dimensão interdisciplinar, que em nossa experiência teve como foco os conceitos de geologia e geomorfologia e também a geomorfologia regional.
A experiência de construção da maquete do Domínio das Depressões Interplanálticas Semi-áridas, na disciplina de Geomorfologia, foi de grande importância na nossa formação acadêmica. Desde a elaboração do projeto até a sua execução, a atividade nos permitiu exercitar nossas habilidades e nos capacitando a explorar sempre novas possibilidades na prática educativa.













sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Vamos refletir: Na escola, em casa, no trabalho... Afinal quem pode mais?

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: um desafio na prática docente

A proposta da autora é fazer uma reflexão como os professores no processo ensino aprendizagem estão utilizando as TIC`s (Tecnologias de Informação e Comunicação) em suas práticas docentes e quais mudanças estão ocorrendo a partir desse processo. Observa-se reflete principalmente a problemática que se eleva, elencando dentre outras coisas, a linguagem típica das novas tecnologias. O estudo de caso, proposto, de uma escola pública de Florianópolis (SC), o texto faz um panorama do uso das novas tecnologias em uma instituição pública de ensino fundamental e médio, onde aborda a necessidade de as instituições repensarem os cursos de formação inicial para professores, assim como os de educação continuada, como uma das principais formas de adequar o uso das tecnologias em sala de aula. Diante da reflexão podemos pense a dimensão da divergente entre o que é solução ou problema no uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem? Pense que assim como, as novas tecnologias seguem a máxima evolucionista, com novas configurações, a formação docente deve acompanhar tal dinâmica.
Postado por Welber Menezes

O ensino da Geografia e as novas tecnologias

Pesquisa realizada no estado do Paraná revela pontos positivos sobre o uso da tecnologia no ensino da Geografia. O estudo foi realizado nna cidade de Maringá com professores da rede estadual de ensino. Foi levadoi em consideração aspectos quanto ao uso da tecnologia da TV pen drive. Constatou-se que os profissionais das Instituições pesquisadas apresentaram boa aceitação quanto ao uso dessa tecnologia como ferramenta de ensino. Tal facilidade segundo a pesquisa se deveu a boa relação entre os professores e o uso das novas tecnologias. Uma ferramenta de trabalho que nos dias atuais, na era da comunicação    é fundamental.(Baseado no texto do Artigo científico:O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE MARINGÁ. (Postado por João Nascimento. V semestre Licenciatura em Geografia - UESC)